Bem vindo! Você está online em "ECOLOGIA NA WEB". Aqui encontrará uma variedade de informações sobre a natureza e o meio ambiente. Algumas mensagens estão ocultas e para poder lê-las, dê uma olhada na barra lateral (esquerda), também temos a versão "Kids" do blog. Você também poderá (e deverá) comentar sobre os posts, dando sugestões e perguntando a respeito... Afinal, isso só vai melhorar a qualidade do site. Boa leitura e não se esqueça de preservar a natureza!

29 de abr. de 2011

Lixo, um grande problema...

“Com a falta de espaço nas grandes metrópoles e o grande número de embalagens descartadas por cada cidadão, o lixo que você leva até a lixeira torna-se um grande problema. Ainda assim, a maioria ignora esse problema! A seguir, descubra atitudes simples que podemos fazer para contribuir com a melhoria da condição de vida no planeta!”

         Uma das maiores preocupações de hoje, é a grande quantidade de lixo produzido pela comunidade, afinal todas as embalagens de produtos que compramos, viram lixo depois de perder sua utilidade. Um exemplo disso é a garrafa plástica (PET). Menos da metade das garrafas PET utilizadas são recicladas, o resto é incinerado ou vai para lixões e aterros sanitários, poluindo e ocupando mais espaço. Do jeito que as coisas andam, daqui a uns 30 anos seria necessária a descoberta de um novo mundo para acolher o lixo produzido pela sociedade hoje.
         Há pouco tempo, ao invés de fraldas descartáveis, o pano era usado e reutilizado. Havia garrafas de leite de vidro que eram devolvidas e reaproveitadas. As pessoas bebiam água direto da fonte e as canetas eram recarregadas com tinta, entre muitos outros hábitos verdes, que não cultivamos mais. Veja a seguir, uma tabela com o tempo de decomposição de algumas coisas descartadas por nós:

         Mas então o que fazer diante deste problema- o lixo? Existem vários modos de lidarmos com isso e um deles é REUTILIZAR. Podemos fazer garrafas virarem bonecos, regadores ou vasos de plantas. Podemos reduzir o consumo excessivo de embalagens, na hora das compras. Sendo assim, dê preferência a aquelas que vêm menos plásticos e papéis ou experimente mercados sustentáveis, que tem papa-lixo para a reciclagem. São gestos simples que evidenciam uma postura sustentável e salvam o planeta!
         Outro problema é o lixo perigoso, que é basicamente o hospitalar e aquele lixo chamado tóxico. As pilhas ou baterias contêm muitos produtos químicos, que, quando descartados na natureza, são prejudiciais, pois contaminam o solo, rios, aquíferos e acabam com a vegetação. O jeito é investir em pilhas recarregáveis, que podem ser recarregadas a qualquer momento, ou seja, podem ser utilizadas inúmeras vezes. A reciclagem das pilhas não recarregáveis também deve ser observada, o correto é depositá-las em postos de coleta (papa-pilhas), localizados em várias lojas e pontos da cidade de Curitiba.
         Viu como é fácil? Tente por esta ideia em prática!




Nenhum comentário:

Postar um comentário